sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Transat 650: Relato do velejador kan Chuh sobre a 1ª etapa

Confira o relato feito pelo velejador baiano Kan Chuh da primeira etapa entre La-Rochelle e Funchal, da Regata Francesa Charente Maritime-Bahia Transat 650.
Confira mais imagens no SkyDrive
          Prezados amigos velejadores,
Acabei de terminar a primeira etapa da minitransat de 1140 milhas entre La-Rochelle e Funchal. Eis um resumo da regata: 
Temperatura: quente demais 20 a 30 graus.  
Mar liso: igual a ilhabela com swel as vez. 
Previsão do tempo: ventos variaveis em um regime de alta pressão por todo percurso.A regata aqui foi um teste de tortura chinesa pesada (teste de paciencia). 
Na largada (boia de contra vento de 1 milha) fui para o lado certo e fiz entre os 20 primeiros da classe serie (otimo). 
Daí iamos para uma boia de traves-popa, e na indecisão entre colocar o balão grande ou geneaker (code-0 de enrolar), em 10 minutinhos entre rodar o pau, rodar os cabos, subir o geneaker, descer o geneaker pois uma escota estava passada errada, subir de novo, já estava entre os 5 ultimos. Mas isso era apenas as 5 primeiras milhas de 1140 milhas. 
Para os que já fizeram a Santos-Rios sem vento e os já fizeram a REFENO e as 24 horas de Brasilia sem vento, a regata foi mais ou menos assim:

2 PRIMEIROS DIAS: CALOR HORRIVEL sem vento. 
================================================
Correr DUAS regatas 24-horas de Brasilia sem vento: boiando e xingando FAZENDO 50 A 80 MILHAS POR DIA 
================================================ 
Depois 3 DIAS: CALOR HORRIVEL 
================================================ 
Correr DUAS Santos-Rio sem vento: dizendo "NUNCA MAIS CORRO ESTA REGATA DE DE M..." sem vento com swell e velas batendo...  
================================================ 
Depois 5 DIAS: calor mas com vento 
================================================ 
Correr DUAS REFENO maravilhosas: vento constante (ventilador) em orça apertada e orça folgada o tempo todo em um único bordo dia e noite 
================================================ 
Depois: CHEGADA IGUAL A Circuito-Rio com linha de chegada dentro da Baia da Guanabara sem vento com maré vazante. 
================================================ 
4 horas para fazer as ultimas 2 milhas. Ainda por cima levei um dia inteiro para passar o 585 que estava a 4 milhas a frente as 8 da manha e estava meia milha atras de mim na aproximação do porto de chegada as 21:30h da noite,  e com o vento fraco  a sotavento da ilha, ele me passou a 100 metros da chegada e chegou uma hora antes de mim!!!!! cruzei a linha de chegada em Funchal as 01:30 da manhã realmente muito STRESSADO (a verdade é impublicavel). 
Obs-1: Foram 10 dias muito cansativos, 100% de regata o tempo todo.  Obs-1: Teve motim a bordo pois os tripulantes queriam jogar o cmte no mar toda vez que sai o boletim diario no radio com a posição do VMAX em ultimo e sempre cada vez mais distante dos primeiros colocados. Depois pelo tracking pude ver que os primeiros 5 dias errei tudo e fiz 100% o oposto dos outros barcos.
Obs-2: Não via quase barco nenhum o tempo todo, era só o GPS, o instrumento, as velas e GPS, o instrumento as velas e etc, bem monotono !!!!! só vi um rapidinho no terceiro dia e depois no quinto dia e depois  ultimo dia  que fiz um pega legal em que passei o Belga (bom velejador e estava mais atras pois quebrou opu-de-spi) que depois ele me passou na linha de chegada comigo dando ré e ele com vento indo para frente (parecia o circuito Rio).

Obs-3: Funchal parece NORONHA+ ILHABELA

Obs-4: No final o resultado ficou até não muito ruim pois acabei em 35/45 e apenas 24h de diferença para o primeiro colocado. No quinto dia eu estava 120 milhas atras e andando a 2 nos por hora e faltavam 700 milhas, achava que ia chegar uns 3 a 4 dias depois do primeiro colocado.

Obs-5: a segunda perna tem 3100 milhas non-stop e 24 horas de diferença não é muito.

Obs-6: Olhem o nivel da competição: depois de 1140 milhas os 35 primeiros chegaram em apenas 24h!!!!

Obs-7: nos prototipos foi tambem uma disputa legal.

Obs-8: a gente dentro do barco não sabemos de nada sobre a posição dos outros barcos e nem temos a previsão do tempo detalhado, portanto depois dos 3 primeiros dias é olhar o ceu e tentar acertar o vento e o bordo correto a seguir. vcs de fora podem ver o comportamento de toda flotilha, a previsão do tempo e ver os erros e acertos de cada um.

Estou agora no corre-corre para preparar para a segunda etapa.

Um grande abraço a todos

Kan Chuh



Nenhum comentário:

Postar um comentário