quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Transat 650: Novo relato do velejador kan Chuh - Antes da ultima largada rumo a Salvador

Para quem está acompanhando, segue mais um relato do único brasileiro, e baiano, Kan Chuh, na véspera da largada (13/10) de Funchal rumo à Salvador.

Confiram:
Prezados amigos velejadores e amigos não velejadores, 


Amanhã estarei partido para a segunda etapa da Mini-Transat (3.100 milhas de Funchal a Salvador - 5000 Km) em solitario num 21 pés (6.50m). São 10 REFENOS seguidos.

A previsão é de tempo bom com ventos favoráveis (popa e traves) entre 5 e 15 knot.  
Se a previsão estiver certa, os primeiros barcos devem chegar em Salvador nos primeiros dias de novembro. A minha previsão é chegar no dia 04-nov-2011.
Como o nivel é muito alto, a minha meta é conseguir manter a 35 posição (entre os 45 barcos de serie).
Vcs podem acompanhar o VMAX no site: http://www.charentemaritime-bahia.transat650.net/en
Obs: na opção cartografia é possivel ver a posição dos barcos no mapa.
Estou realizando um sonho, e quero agradecer a todos os amigos que estão torcendo ou que mandaram mensagens de incentivo (que não pude responder individualmente por falta de tempo)  por me ajudarem a manter a motivação e a velejar melhor nesta dura regata.
Todos os barcos saem bem pesados pois levamos 140 litros de agua mais comida para 30 dias.
 (...) 
Para quem já correu regatas comigo, sabem que quando estou em regata (corrida de veleiros), eu viro um BICHO e um péssimo perdedor, portanto podem ter a certeza que vou estar dando 110% do que é possível para andar o mais rapido possivel na direção certa.  
Já me conformei: Aqui, os franceses me consideram um cruzeirista. 
Entre eles a média de idade é de 27 anos e uma boa parte só fazem velejar (Patrocínio entre 50.000 a 100.000 euros por ano).
Tenho o meu estudo de meteorologia dos 7 primeiros dias (regata de 25 dias), onde apenas 3 primeiros dias são precisos, portanto dependemos muito da escuta do radio (uma vez por dia em HF fornecido pela organização da regata) para poder fazer uma boa tática de por onde ir.
Uma boa parte pagaram 600 euros por um estudo profissional da meteorologia. Mas eu não quis gastar este dinheiro.
Na primeira etapa só consegui captar a meteorologia no radio em 5 dos 9 dias. Teve um velejador (487) que nos 3 primeiros dias estava em primeiro lugar e depois caiu para 40 lugar na chegada pois não conseguiu captar nada no radio e velejou as cegas.
Fui hoje em uma linda igreja e agradeci muito por tudo que sou e por tudo que tenho de mais precioso na minha vida: meus filhos, minha esposa, minha familia e meus amigos. 
Fui tão longe só para ser Feliz Voltando para casa.
Um grande abraço a todos.
Kan Chuh
Obs: A Funchal é lindissima e o povo é bastante simpatico e acolhedor como no Brasil. A ilha tem 65km por 45km e o pico mais alto tem 1840m!!!!! O lado norte é vem ingreme e tem uma paisagem deslumbrante. Todas as praias são de pedras pretas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário