segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Aleixo Belov conclui a sua quarta volta ao mundo

Neste sábado, 22 de outubro de 2011, volta a sua terra natal o velejador Aleixo Belov e o ultimo grupo de aprendizes. Concluindo a quarta volta ao mundo do Aleixo Belov sendo a primeira sem ser em solitário.


O veleiro- escola Fraternidade retornou ao Porto de Salvador depois de navegar 21 meses, percorrendo aproximadamente trinta mil milhas, parando em 39 portos e ensinando 28 alunos, divididos em quatro grupos. 

Sobre o próprio percurso diz o capitão Aleixo Belov:
"Saímos de Salvador e paramos em Natal, ainda no Atlântico Sul, Depois Grenada e Colon no Mar do Caribe, atravessamos o Canal de Panamá, depois Panamá, Toboga, Galápagos, Taiohae, Atuona, Tahiti, Rarotonga no Oceano Pacifico, Thursday Island, Horn Island e Weipa na Australia, Bali na Indonésia, Galle em Sirilanka, Cochin, Jaigarh, Goa e Mumbay na India. Então formamos um comboio de 11 veleiros para melhor se proteger contra os piratas e subimos da costa da Índia até as águas do Paquistão, águas do Iran, depois paramos na entrada do Golfo Pérsico em Oman, seguimos para o Iêmen, passamos em frente à Somália e entramos no Mar Vermelho. Paramos em Swakin no Sudão, Port Galib, Hurgada, Suez, atravessei o Canal e seguimos para Ismailia e Port Said no Egito onde também navegamos em um pequeno veleiro pelo Nilo e visitamos as pirâmides. Finike e Istambul na Turquia. Atravessamos o Mar de Marmara e chegamos no norte do Mar Negro em Odessa. Então viajei pela Ucrânia para rever meus parentes e a casa onde nasci. Voltei ao Mediterrâneo e fiz Lesvos e Creta na Grécia. Siracusa na Itália e La Línea na Espanha. Fizemos de Las Palmas no Atlântico Norte até Gamboa do Morro, Bahia, em 25 dias, antes de Voltar a Salvador. A volta ao mundo foi concluída dias atrás quando passamos em frente a Natal. Agora só falta chegar em casa." ( Aleixo Belov - http://bit.ly/qb1em9)
O fraternidade e toda a sua tripulação foram recepcionados pela Marinha brasileira (no Segundo Distrito Naval) com a sua banda junto com amigos, familiares e imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário