quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Depoimento de Lars Grael sobre a sua participação na regata de Maragojipe

Esse ano, a regata Aratu-Maragojipe 2012 teve a participação de um dos iatistas mais importantes do país, Lars Grael. Logo após a regata fez questão de publicar no seu blog (clique em seu nome) as críticas e elogios do evento. Segue abaixo o seu depoimento:
Naveguei neste final de semana, no multicasco "14 Bis". Dia de fortes emoções no trimarã de 40 pés desenhado pelo Nick Bailey.
183 barcos participantes!!!
Levamos tempo na preparação do barco. Com isto e outras, chegamos na linha de largada em cima da partida ( a nossa era a 3a e última partida).
Reclamei que o leme tinha uma folga de mais de 1/2 volta e dito e feito, quebrou a corrente dentro do pedestal. Cruzamos a linha escapados sem governo e em risco de colisão. Baixamos a vela rapidamente e tentamos improvisar um leme de fortuna. Havia uma cana de emergência no barco. Difícil foi acha-la. Subimos os panos e saímos com quase 15 minutos atrasados. Perdemos tempo ajustando as velas e achando ponto para a buja.
A cana de emergência (tubo de inox) estava curta e pesada (além da folga). Tirei a borrachinha da minha muleta e coloquei a muleta dentro da cana, deu certo!
Como derivamos demais na linha, perdemos barlavento e não tivemos altura para passar algumas bóias do canal. Fomos obrigado a cambar e jogar fora outros 5 minutinhos.
Ao sair do canal, já não estávamos mais em último e com a subida do Spi, o barco disparou em velocidade até cerca de 17 Kts. Foi quando o moitão da escota do assimétrico rompeu e golpeu um dos 5 tripulantes. Perdemos tempo e com o improviso, o ponto do assimétrico ficou sufocado. Mais tarde em outro improviso, conseguimos recuar o ponto.
Mantivemos a buja em cima, o que pareceu acertado. Passamos uma centena de barcos até entrarmos no Rio Paraguassu.
Dentro do Rio, a tripulação manobrou bem e nossos gybes saíram melhores que a expectativa. Cruzamos em 4o no geral atrás do fita azul, o catamarã "Maguni" que é um bólido de regata não oceânico. Em 2o foi o Open 40` "Zing 2" com Edu Penido no comando. Em 3o e próximo do "14 Bis", o 50 pés "Bola Sete". Estes dois monocascos, partiram em saída anterior 15 minutos antes (fora os nossos cerca de 15 min. parados).
Tripulação com muita fibra, destemidos e fora de forma física. Todos machucados, com câimbras, exaustos e realizados. Valeu!
As velas Cognac de Prolam funcionaram muito bem.. O Spi foi comprado usado do Soto 40` "Carioca". Parece que foi projetado para o barco.
O barco esteve abandonado e precisa ser todo reaparelhado. No mais, o "14 Bis" precisa de dono caprichoso, limpeza e uma preocupação paranoica em aliviar peso.
Marco Antonio (comandante) é sério e zeloso. Tenho certeza que este barco vai engrandecer a Vela de Multicascos sob a regra MOCRA e reconhecida pela ABVO.
Legal é constatar que um multicasco velho e largado, é muito mais rápido que um monocasco do mesmo tamanho, mesmo que com canting keel, lastro de água e outros artifícios. A constatação é que a estabilidade tem que vir da forma e não de um chumbo pendurado em baixo.
Carregar chumbo para passear, não tá com nada! Bom , aí é meu passado de classe Tornado voltando a tona.
Como o dito popular em adesivos nas periferias das grandes cidades, "Nóis Capota, mais num breca"(sic)"!!!
Experiência válida. Quero voltar a velejar com eles.
No domingo, voltei com os amigos Zé Leão e Ronaldinho Fernandes no impecável e confortável catamarã "Varuna". Este já irá se registrar na ABVO.
A Regata Aratu - Maragojipe foi um sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário