quarta-feira, 7 de março de 2012

Índios Pankarus são capacitados para fabricar embarcações


Da SECOM
Indígenas pescadores da tribo Pankaru estão sendo capacitados pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), para a fabricação de embarcações, no Estaleiro da Fundação para o Desenvolvimento de Comunidades Pesqueiras Artesanais (Fundipesca), em Camaçari.

O curso começou na segunda-feira (5/03/2012) e, até a próxima sexta-feira (9/03/2012), os participantes receberão aulas sobre navegação oceânica, equipamentos náuticos, funcionamento e manutenção de motores, carta náutica, uso do GPS e manutenção de fibra de vidro. A capacitação é feita por meio do projeto “Escola Fábrica Comunitária”, do programa Pescando Renda, da Sedes, em parceria com o Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA) e o Fundipesca.

A ação tem como objetivo implantar cinco minifábricas de pequena embarcação de fibra de vidro, em local estratégico, onde há maior concentração de pescadores e pescadoras que utilizam pequenas embarcações para o deslocamento. Segundo Geraldo Aquino, coordenador do Pescando Renda, o resultado será uma maior autonomia e renda para os pescadores.

Além da tribo Pankaru, de Muquém do São Francisco, já foram capacitados indígenas da tribo Tuxa, de Rodelas; pescadores da Associação Beneficente dos Pescadores do Baixo Sul da Bahia, de Valença e Cairu; e da Cooperativa dos Pescadores da Baía de Todos os Santos.

No total, são 75 trabalhadores atendidos diretamente, e mais de mil famílias beneficiadas indiretamente. “Para nós é muito importante essa iniciativa. Assim, a gente tem o nosso próprio trabalho, nossa independência e podemos ajudar os outros”, comemora a cacique Isaura, dos Pankarus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário